Prensa

Revista "Saber como"  (Know How)

 

Nº 51 - Abril 2007

 
   

CONQUISTAS INSTITUCIONAIS


Exportação ao Chile de pesos-padrão

 

No âmbito metrológico, o INTI contribui em facilitar o acesso da produção nacional a outros mercados com duas ações:

1. O desenvolvimento da capacidade metrológica na indústria, que tem um impacto direto na qualidade e na complexidade dos bens produzidos. No caso do exemplo descrito abaixo, o INTI assistiu à empresa para conseguir a exatidão necessária em seu laboratório, e convalidou publicamente esta capacidade, ao ser incorporada ao SAC (Serviço Argentino de Calibração e Medição). 

2. O trabalho permanente para conquistar e manter o reconhecimento internacional dos padrões nacionais de medida, responsabilidade legal do INTI.
                       

Vamos ao exemplo concreto que demonstra ambas as afirmações:

No mês de janeiro a empresa “EL BALANCERO s.r.l.” realizou a primeira exportação de pesos-padrão à República do Chile, para a firma Codelco (Corporação Chilena de Cobre). A quantidade exportada foi de 18 pesos de 1000 kg, 15 pesos de 500 kg e 50 pesos de 20 kg (classe M1).

A decisão da compra em nosso país dos pesos de 500 kg e 1000 kg, foi devido a que no país vizinho não existem laboratórios de calibração de grandes massas com a exatidão requerida (1 parte em 10.000). A empresa argentina ofereceu seus pesos com certificados emitidos por seu próprio laboratório de calibração, o qual é parte do Serviço Argentino de Calibração e Medição (SAC), rede de laboratórios de calibração e medição desenvolvida pelo INTI. Na adjudicação, também se ponderou que o delineamento das calibrações fosse de acordo com os padrões nacionais mantidos no INTI.

As unidades do INTI intervenientes nesta Conquista foram:

* Programa de Metrologia, Qualidade e Certificação.
* INTI Física e Metrologia.
* INTI – Rafaela.
* INTI- Córdoba.




Visitar a página: http://www.inti.gov.ar/sabercomo/sc51/inti10.php


 



 

Revista "Hormigonar"

 

Nº 06-Agosto 2005

 
   

A IMPORTÂNCIA DE PESAR


Controles de balanças em fábricas de concreto elaborado – Luis Mettini

 


 
Pesas patrón - Básculas y balanzas de todo tipo (fabricación, reparación y venta) - Kits de conversión (mecánica a electrónica) - Calibración de balanzas, plantas dosificadoras, pesas y masas según nuestros alcances - Servicios periódicos de mantenimiento y calibración - Emisión de Informes de Calibración para cumplimentar normas ISO - Asesoramiento para el desarrollo de procedimientos - Certificaciones por INTI/Metrología Legal - Agencia SAC (Servicio Argentino de Calibraciones) para Calibración de balanzas y pesas patrón, con emisión de certificados.